Por ADMINISTRADOR
20. May 2014
Resumo: Educadores de Engenharia internacionais e brasileiros participarão no evento que discutirá ações que vem sendo desenvolvidas para consolidar a formação de novos profissionais capazes de enfrentar os desafios de uma economia global e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Ações futuras incluindo oportunidades de colaboração internacional também serão abordadas.
O worshop acontecerá no dia 22 de maio de 2014, das 9 às 17h, na sala de reuniões do Decanato do CTC. Agradecemos a confirmação de presença (e-mail gabinetectc@puc-rio.br), já que o número de assentos é limitado.

Por ADMINISTRADOR
9. December 2013
Realizado no dia 14 de novembro de 2013, às 16h, na sala na
sala multimídia do Departamento de Engenharia Elétrica (L401).
Palestrantes: Ana Pavani e Guilherme Temporão, Departamento de Engenharia
Elétrica, PUC-Rio.
Resumo:
Será discutida a proposta de transformação das disciplinas Sinais &
Sistemas e de Circuitos Elétricos & Eletrônicos em disciplinas
semi-presenciais a partir do período 2014.1. Serão apresentados os
materiais (textuais,vídeos, objetos educacionais, exercícios
interativos), ambiente (Sala Virtual do Maxwell), atividades mediadas
(estudos orientados, fóruns de discussão), etc.

SemiPresenciais_14nov2013.ppsx (544,60 kb)
Por ADMINISTRADOR
11. September 2013
Em conjunto com a a Texas A&MO, o NECE - Núcleo de Educação em Ciências e Engenharia Professor Marcos da Silveira, realizou o workshop sobre o Futuro da Educação em Engenharia, no dia 10/09/2013, na sala multimídia do Departamento de Engenharia Elétrica (L401).

PROGRAMA-PUC Rio TAMU workshop 10set2013.pdf (440,72 kb)

History of Engineering Education in the USA.pdf (1,92 mb)

Recent History of Engineering Education in Brazil.pdf (502,53 kb)

Innovation in Engineering Education.pdf (2,43 mb)

ENADE.pdf (93,89 kb)

Introduction to Engineering Program.pdf (1,15 mb)
Por ADMINISTRADOR
29. April 2013
PALESTRANTES: BRUNO CINEL E SHAROW BREWER
FILIAÇÃO: THOMPSON RIVERS UNIVERSITY – CANADÁ
DEPARTAMENTO: QUÍMICA
DATA: 19/04/2013
There are considerable challenges in delivering authentic and meaningful student laboratory experiences at a distance. Virtual, remote, and blended online laboratory learning experiences have been successfully incorporated into a variety of educational programs. The challenge remains in achieving wide acceptance of these modes of delivery as a valid learning experience, especially in the sciences. At Thompson Rivers University (TRU), we have been actively investigating the use of remote operation of scientific instrumentation as well as home lab experiment kits for undergraduate chemistry students. The BC-Integrated Laboratory Network (BC-ILN) initiative strives to improve access to analytical instrumentation and supporting instructional material through the use of web-based technologies. The impact that these activities can have on undergraduate education and the student learning environment was explored by assessing and comparing traditional student laboratory practices and experiences to a remote experience. By incorporating the analysis of real world samples and “anyplace, anytime” learning practices into the collection of educational resources available to distance learners, we hope to provide genuine and mindful scientific opportunities for student learning. This presentation explores the use of the various types of online chemistry laboratory learning activities, relates their use to best practices in online science education including defining learning objectives, assessing student learning and evaluating the instructional effectiveness, and discusses the importance of the scholarship of teaching and learning to validate this educational tool in current chemical education. We will also highlight the types of online lab activities currently used at Thompson Rivers University

RemoteLabs.pdf (1,36 mb)
Por ADMINISTRADOR
25. June 2012
O próximo seminário do NECE - Núcleo de Educação em Ciências e Engenharia
Professor Marcos da Silveira, será realizado na quinta-feira, dia 28 de
junho, às 17h, na sala de reuniões do Decanato do CTC.
Tema: Inovação e Internacionalização no Reposicionamento
Estratégico de Instituições de Pesquisa.
Ministrada por Fernando Rizzo - Professor Titular da PUC-RIo
Diretor, CGEE (Centro de Gestão de Estudos Estratégicos)
Resumo:
O sistema de CT&I no Brasil e no exterior vem passando por profundas
mudanças, não apenas pela emergência de novos atores, novas formas de
financiamento e nova legislação, como pelo estímulo crescente à produção
de conhecimento socialmente contextualizado, envolvendo uma abordagem
multi e interdisciplinar, com foco na solução de problemas. Paralelamente,
a inovação assumiu uma importância estratégica na evolução da CT&I e vem
sendo considerada uma das forças que moldarão o futuro nas próximas
décadas. Com o advento da globalização e do progresso observado nas
tecnologias de informação e comunicação, a internacionalização surge como
outro fator determinante para um desempenho relevante pelas instituições
de pesquisa. O seminário discutirá estes tópicos, apresentando alguns
exemplos de reposicionamento estratégico em curso.